Você sabia que a ansiedade e o estresse podem ter os mesmos sintomas mas são diferentes? Entenda a diferença e como aliviá-los na matéria abaixo!
O mal do século XXI, a ansiedade e o estresse nasceram do caos externo em que vivemos, do turbilhão de informações, padrões, expectativas, comparações e competitividade que nos assombram todos os dias.
O que é estresse?
É a resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras. O corpo desencadeia reações que ativam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina, nos deixando em estado de alerta, provocando alterações físicas e emocionais.
Ou seja, algumas situações podem demandar mais energia do que possuímos e não conseguimos lidar com elas da maneira esperada, seja por questões emocionais, psicológicas ou físicas. O organismo, em resposta, sofre alterações e libera uma série de reações químicas e fisiológicas.
Psicologicamente, o estresse causa perda de interesse pelas coisas, alterações de humor, problemas de atenção, concentração e memória, ansiedade, depressão e também pode ser sentido através de tonturas, dores de cabeça, problemas digestivos, insônia, dores musculares, cansaço constante, irritações de pele, queda de cabelo e hipertensão.
O que é ansiedade?
A ansiedade é marcada pela preocupação excessiva ou constante de que algo negativo vai acontecer. Criar expectativas e receios por uma situação traz angústia, paralisa o indivíduo e transforma sua convivência com outras pessoas e com o seu próprio eu numa constante dor.
O transtorno de ansiedade se manifesta por medo de falar em público, insegurança, comportamentos compulsivos ou preocupação em excesso. No corpo, a ansiedade causa falta de ar, tontura, tremores, dor no peito, fome incontrolável, diarreia e alterações no sono.
Diferença entre estresse e ansiedade
A principal diferença entre estresse e ansiedade é que a primeira é o acúmulo de tensão e sentimentos quando não conseguimos lidar com uma situação que exige muito de nós.
Já a ansiedade é uma doença que atinge 264 milhões de pessoas no mundo e pode englobar Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Síndrome do Pânico, Fobia Social, Agorafobia e outras doenças.
No corpo elas também podem ser vistas de formas diferentes, o estresse pode causar síndrome de Burnout, hipertensão, doenças cardíacas, infartos e até câncer.
Já os transtornos de ansiedade podem causar (acho que aqui não tem vírgula) úlceras, gastrite, colites, cefaléia, taquicardia, hipertensão e alergias.
Como aliviar o estresse e a ansiedade
– Consulte um psicólogo periodicamente
A psicoterapia é uma grande aliada na luta contra o estresse e o transtorno de ansiedade e tem mostrado bons resultados na redução dos sintomas e controle dos gatilhos que causam a doença.
– Pratique exercícios físicos
A prática de exercícios melhora o humor e reduz a ansiedade. A endorfina, liberada na prática de atividades físicas, dá a sensação de bem-estar. Esse analgésico natural auxilia na redução do estresse e ansiedade.
– Realize atividades prazerosas
Reservar algumas horas do dia para entrar em contato com você mesmo e fazer o que realmente gosta, seja ler um livro, praticar meditação ou assistir ao seu filme favorito, vão ajudar a diminuir o desgaste emocional.
– Saiba a hora de parar
Visitar lugares novos, ficar com a família e respirar outros ares é necessário e bem-vindo, tudo é uma questão de equilíbrio!
E na Magna, você encontra ativos que podem te ajudar a melhorar o estresse e a ansiedade.
Por isso, converse com o seu médico, manipule os seus ativos na Magna e cuide do seu bem mais precioso: você!