magna-site-banners-efeitos-do-stress-no-corpo-blog-pc (2)
18.ago.2021 Efeitos do estresse sobre o corpo

O estresse faz cada vez mais parte da nossa rotina, muito por causa da vida agitada que levamos hoje em dia. Pressão no trabalho, cobranças financeiras e problemas nos relacionamentos são alguns dos fatores que desgastam a nossa saúde mental.

Porém, o estresse não afeta só o nosso cérebro, ele também provoca sintomas físicos por todo o corpo. Para entender melhor o que é o estresse e seus efeitos sobre o corpo, confira a matéria abaixo!  

O que é o estresse?

O estresse é uma resposta do organismo a situações de perigo e ameaça. Quando nos sentimos ameaçados, o nosso sistema nervoso libera adrenalina e cortisol para nos ajudar a lidar com o perigo iminente. 

Dessa forma, durante a ação do nosso organismo ao estresse, a respiração acelera, os músculos se contraem e a frequência cardíaca, pressão arterial e atividade cerebral aumentam, o que nos mantém atentos.

No entanto, em excesso e por períodos prolongados, a presença desses hormônios no metabolismo pode trazer prejuízos à nossa saúde. A adrenalina, em grande quantidade, pode deixar sequelas no corpo e o cortisol, se produzido com frequência ou de forma duradoura, pode afetar o sistema imunológico.

Efeitos do estresse sobre o corpo

Acne, alergia e irritação na pele

A pele é um dos órgãos mais afetados pelo estresse, pois ele prejudica a ação do sistema de defesa do organismo, deixando a pele suscetível às bactérias, o que entope os poros e provoca acne.

Além disso, algumas pessoas sofrem com a alergia nervosa, um tipo de dermatite que surge depois de uma situação de estresse ou problemas emocionais. Esse tipo de irritação pode acontecer em qualquer parte do corpo, causando vermelhidão, coceira e seborreia.

Queda de cabelo

Nos momentos de estresse, o organismo aumenta a produção de cortisol na corrente sanguínea, o que afeta a absorção de nutrientes pelo corpo, provocando um término prematuro da fase de crescimento do cabelo, enfraquecendo os fios pela falta de vitaminas e levando aos casos de queda.

Problemas cardíacos

O estresse libera no corpo hormônios como adrenalina e noradrenalina, substâncias que estreitam os vasos sanguíneos, o que aumenta a pressão arterial e a frequência cardíaca. Essa elevação pode levar a arritmias, batimentos cardíacos acelerados e a hipertensão, que aumentam as chances de infarto.

Problemas gastrointestinais e digestivos 

O aumento da produção de ácido gástrico no estômago é uma outra resposta do nosso organismo a situações de estresse, o que pode causar má digestão, azia e, ao longo prazo, levar ao desenvolvimento de gastrite e úlcera.

Mais uma mudança que o alto nível de estresse provoca no estômago é o desequilibro entre as bactérias boas e ruins, fundamentais na digestão, e que pode levar a quadros como diarreia, constipação e inchaço.    

Alterações na libido 

Quando o estresse se torna crônico, os níveis de cortisol aumentam e, consequentemente, a produção do principal hormônio masculino, a testosterona, diminui. Além disso, o estresse também pode afetar o sistema nervoso autônomo, que prepara o nosso corpo para a atividade sexual, alterando a libido. 

Na Magna você encontra uma série de ativos que irão te ajudar no combate ao estresse e a tratar os sintomas físicos dele!

Últimas Postagens Lidas