Quando falamos sobre os cuidados com a pele, um dos primeiros produtos que vem à mente de grande parte das pessoas é o Retinol. Ele é um ativo que traz inúmeros benefícios anti-idade, sendo um excelente aliado contra o envelhecimento cutâneo.
Se você deseja saber um pouco mais sobre essa poderosa substância do rejuvenescimento, leia a matéria que preparamos abaixo!
O que é o Retinol?
Derivado da Vitamina A, o Retinol é um ativo que atua promovendo a renovação celular da pele, além de aumentar a síntese das fibras de colágeno e elastina, o que melhora a firmeza e elasticidade cutânea, combatendo a flacidez.
Ele ainda reduz rugas e linhas de expressão causadas tanto pelo envelhecimento cronológico quanto pelo fotoenvelhecimento e estimula a produção de glicosaminoglicanas, componentes da matriz extracelular importantes para a hidratação da pele.
Vale ressaltar que o Retinol e o Ácido Retinóico são substâncias diferentes! O Retinol é a forma estável do ativo, que após aplicado na pele, se transforma em Ácido Retinóico, o que proporciona os efeitos desejados causando menor irritabilidade.
Quais são os benefícios do Retinol para a pele?
– Rejuvenesce a pele, melhorando o envelhecimento e os danos causados pela exposição às radiações solares;
– Reduz os poros, ajudando no controle de cravos, espinhas e oleosidade;
– Possui efeito clareador, contribuindo para o tratamento de manchas;
– Estimula a produção de colágeno, combatendo a flacidez e as rugas;
– Hidrata e promove uma leve esfoliação, deixando a pele mais luminosa.
Quando e como usar o Retinol?
O primeiro passo é procurar o seu dermatologista, só ele irá saber as instruções mais adequadas para você. Porém, existem alguns cuidados importantes para se ter com o uso dessa substância:
– O ativo pode deixar a pele sensível nos primeiros dias, por isso, o ideal é iniciar o tratamento devagar e aplicar a substância uma vez por semana ou em dias alternados até que a pele se acostume.
– Para diminuir o risco de irritações e potencializar o tratamento, vale usar um hidratante na pele antes do produto.
– Opte por usar uma fina camada do ativo, equivalente a uma ervilha de produto para o rosto todo.
– Não se esqueça de aplicar o protetor solar, pois o Retinol pode diminuir a tolerância à radiação ultravioleta, causando sensibilidade e lesões cutâneas.
Outro fator fundamental para o sucesso do seu tratamento com o ativo é a escolha do veículo, seja em sérum, creme ou gel. Por isso que é tão importante o acompanhamento do dermatologista, para que ele te indique a melhor forma de acordo com o seu tipo de pele.
Devido aos inúmeros benefícios que apresentamos na matéria, o Retinol pode ser utilizado em diversos tratamentos, desde o combate ao envelhecimento da pele até à redução de rugas na região dos olhos.
E através da manipulação, além de personalizar a concentração do Retinol e escolher a sua apresentação, você também pode associar outros ativos no produto, tornando a sua fórmula única conforme as suas necessidades.
Manipule o seu Retinol na Magna e garanta os cuidados que a sua pele precisa!