No verão, o sol costuma ser bastante forte. Ele proporciona dias quentes para aproveitar na praia, piscina ou em atividades ao ar livre. Além disso, nos ajuda a produzir vitamina D, que é muito importante para a nossa saúde.
O problema é que, em excesso e sem a proteção adequada, o sol pode trazer alguns malefícios.
Além do câncer e do envelhecimento da pele, a queimadura solar, que é decorrente de um processo inflamatório intenso, pode trazer muito incômodo e dor a curto prazo.
Ela ocorre, não apenas quando há sequelas mais graves, como o aparecimento de bolhas, mas também quando há a eliminação da pele morta precocemente, também chamada de “descascar”.
Os estágios da queimadura solar
A queimadura solar possui alguns estágios e pode acontecer em qualquer pessoa, de qualquer idade.
Em sua fase inicial, temos a queimadura de primeiro grau: quando a pele fica quente, vermelha e ardendo.
Em seguida, a queimadura de segundo grau: ocorre dor, inchaço e bolhas.
No estágio mais avançado, pode acontecer a queimadura de terceiro grau: é o caso mais grave, quando a camada mais profunda da pele é atingida e as bolhas formadas são mais intensas.
Como tratar a queimadura solar e aliviar o seu desconforto?
Se você está passando por algumas dessas fases nesse momento, confira dicas que irão te ajudar a tratar a queimadura solar e aliviar o seu desconforto!
– Hidratar bastante a pele com cremes ajuda a evitar o descascamento, além de refrescar e relaxar a pele ferida.
– É importante também ingerir bastante líquido, pois as queimaduras podem causar desidratação. Além de água, vale consumir principalmente os líquidos ricos em nutrientes como sucos naturais de frutas e água de coco.
– Fazer compressas com água fria para aplicar no local da queimadura é uma outra alternativa, pois ajudam a diminuir o inchaço e as dores das lesões, além de abaixar a temperatura corporal.
– Compressas com chá de Camomila ajudam a acalmar e cicatrizar, amenizando o desconforto causado pela queimadura. O chá verde gelado também auxilia na redução da inflamação e da vermelhidão da pele.
– Tomar banhos frios contribui para o alívio das dores e diminuição da sensação de calor do corpo. O ideal é tomar o banho somente com água, evitando sabonetes, já que eles podem agredir e ressecar a pele já machucada. Também evite esfregar a pele durante o banho ou na hora de se secar.
– Roupas folgadas e confortáveis são as opções para vestir quando se está queimado de sol. Roupas justas vão causar atrito na pele e gerar ainda mais desconforto.
No caso da dor não melhorar ou ser muito intensa, é recomendado ir ao dermatologista para que seja indicado um creme ou loção que possa aliviar a inflamação e ajudar a regenerar a pele.
Boas opções são os óleos vegetais, como os de abacate ou amêndoa, ou as pomadas com dexpantenol, pois têm efeito hidratante, calmante e regenerativo.
Como se prevenir?
A verdade é que o ideal é sempre se proteger adequadamente e evitar quadros de queimadura solar. Por isso, separamos algumas dicas para você se prevenir:
– Utilizar diariamente protetor solar com FPS superior a 50 e reaplicar a cada 2 horas, especialmente se estiver diretamente exposto ao sol.
– Usar chapéus e óculos para proteger o rosto.
– Usar roupas com proteção solar como camisas UV, elas protegem a pele uniformemente sobre toda a área coberta pela roupa.
– Evitar o sol entre às 10 horas da manhã e 16 horas da tarde, pois nesse período a luz solar é mais forte.
Com a Magna, você garante o cuidado que a sua pele precisa em todos os momentos!