
Como se cuidar da Covid a partir de agora? Por que as pessoas estão adoecendo mesmo tendo tomado várias doses de vacina? O uso de máscaras continua? É preciso aguardar o teste negativo para sair do isolamento? Confira agora a matéria e tire suas dúvidas.
A quarta onda da Covid
A nova onda do vírus é inegável e com o aumento de óbitos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que foram registrados na última semana mais de 3 milhões de novos casos pelo mundo.
A presença de variantes com alta transmissibilidade, o relaxamento das medidas de proteção como o uso de máscaras e a redução da imunidade podem explicar a quarta onda da Covid.
Nessa onda de casos leves, quem mais fica em risco são os idosos, imunossuprimidos e crianças não vacinadas. Em meio ao inverno, essas faixas etárias ainda sofrem com a alta circulação de outros vírus como a gripe.
A vacina da Covid-19
A vacinação contra a Covid reduz o risco de sintomas a longo prazo da doença, embora não o elimine. De acordo com alguns estudos, pessoas vacinadas que foram infectadas eram menos propensas a desenvolver sintomas de Covid do que os pacientes não vacinados.
Uso de máscaras
A obrigatoriedade do uso de máscaras não existe mais na maioria das cidades. As máscaras são uma medida de proteção individual e embora o grau de proteção seja maior se todos estiverem usando, estudos mostram que as máscaras protegem o usuário, mesmo se as pessoas a sua volta estiverem sem.
Testei positivo, quantos dias devo ficar isolado?
A recomendação determina que é possível sair do isolamento após cinco dias, desde que a pessoa esteja sem sintomas respiratórios ou febre nas últimas 24 horas e apresente um novo teste com resultado negativo.
Quem não quiser realizar o teste, pode sair de casa após sete dias de isolamento, desde que não tenha mais sintomas respiratórios nem febre. Se no sétimo dia o paciente ainda tiver sintomas, realizar um teste e der negativo, é possível sair do isolamento. Em caso de teste positivo, o isolamento continua até o décimo dia.
Nestes casos, deve-se evitar contato direto com outras pessoas e aglomerações e reforçar medidas como uso de máscara e higienização das mãos. Após o décimo dia, na ausência de sintomas, o paciente pode sair do isolamento sem necessidade de um novo teste.
O importante é ficar atento às informações e continuar se cuidando! Conte com a Magna e juntos venceremos mais essa fase.
Últimas Postagens Lidas
-
Janeiro Branco: o mês de atenção à saúde mental e o papel da farmácia no cuidado integral
-
Dezembro Laranja: proteja sua pele e previna o câncer de pele com cuidados essenciais
-
-
Creatina: Uma aliada essencial para a saúde mental e cognitiva
-
-
-
Outubro Rosa: IA como aliada no diagnóstico precoce do câncer de mama
-