
Apesar de bastante conhecido, há quem ainda não saiba tudo o que o Ômega 3 pode fazer pela nossa saúde.
Pensando nisso, preparamos uma matéria especial para que você possa entender melhor o que é Ômega 3, para que ele serve e quais são os seus principais benefícios! Confira.
O que é Ômega 3?
O Ômega 3 é uma gordura poli-insaturada, formada por um conjunto de ácidos graxos essenciais para o corpo humano, mas que o nosso organismo não é capaz de produzir, por isso, a sua ingestão deve ser feita através da alimentação e suplementação.
Ele possui esse nome pois é dividido em 3 tipos:
Ácido docosahexaenoico (DHA): encontrado principalmente nos peixes de águas geladas.
Ácido eicosapentaenoico (EPA): presente nos peixes.
Ácido alfa-linolênico (ALA): gordura de fonte vegetal contida em sementes e oleaginosas, como linhaça, chia e castanha, além de estar presente também nas algas.
Para que serve o Ômega 3?
O Ômega 3 traz inúmeros benefícios para todo o corpo, pois ele é multifuncional, o que significa que atua em diversos processos no organismo, como na coagulação do sangue, na defesa da imunidade e na produção de hormônios.
Como mencionado, ele é encontrado principalmente em peixes do mar, como salmão, atum e sardinha. Mas para quem não consome peixe, seja por gosto pessoal, vegetarianismo ou veganismo, também existe o Ômega 3 de origem vegetal, obtido através de algas marinhas.
Além disso, a suplementação é uma excelente maneira de garantir a ingestão da sua quantidade diária recomendada.
Quais são os principais benefícios do Ômega 3 para a saúde?
Protege contra doenças cardiovasculares
O Ômega 3 ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos e regular a atividade das plaquetas sanguíneas, evitando coágulos no sangue, o que diminui o risco de infarto e AVC.
Além disso, ele também atua na estabilização da atividade elétrica no coração, ajudando a evitar arritmias cardíacas.
Bom para o colesterol
A ação desses ácidos graxos no sangue modificam a sua composição química, o que auxilia no aumento dos níveis de HDL (colesterol bom) e na diminuição dos níveis de LDL (colesterol ruim).
Contribui para regular a pressão arterial
Por auxiliar na redução dos níveis de colesterol ruim e de triglicerídeos, o Ômega 3 é capaz de evitar a formação das placas de gordura nas artérias, afastando o risco de doenças como hipertensão, aterosclerose, infarto e derrame.
Melhora o funcionamento cerebral
O Ômega 3 ajuda a proteger as células cerebrais, o que melhora o desempenho cognitivo, como a memória e o raciocínio.
Além disso, ele contribui para a redução do risco de surgimento de doenças neurológicas como Parkinson ou Alzheimer, por exemplo.
Combate a depressão
Por proteger as células do cérebro, o Ômega 3 aumenta a produção de diversos neurotransmissores como serotonina, dopamina e noradrenalina, responsáveis pelo humor e bem-estar, o que ajuda no combate à depressão.
Contribui para a visão
Ele também participa do recobrimento da retina, parte dos olhos capaz de realizar o processo de enxergar.
Diminui a inflamação
Suas propriedades anti-inflamatórias ajudam no alívio de sintomas associados a doenças autoimunes e no tratamento da obesidade.
Melhora o sistema imune
A ingestão de Ômega 3 ainda contribui para fortalecer a imunidade, devido a sua ação anti-inflamatória, que regula as células do sistema imunológico.
Gostou desse conteúdo? Conte com a Magna para melhorar a sua qualidade de vida e não deixe de aproveitar todos os benefícios que o Ômega 3 pode oferecer para a sua saúde!
Conheça os Ômegas da Magna: Ômega 3 com cápsulas gastrorresistentes e alta concentração de EPA/DHA (660/440) e o Ômega 3 peixinho com 180 EPA/120 DHA no sabor cereja e peça pelo WhatsApp.
Últimas Postagens Lidas
-
Janeiro Branco: o mês de atenção à saúde mental e o papel da farmácia no cuidado integral
-
Dezembro Laranja: proteja sua pele e previna o câncer de pele com cuidados essenciais
-
-
Creatina: Uma aliada essencial para a saúde mental e cognitiva
-
-
-
Outubro Rosa: IA como aliada no diagnóstico precoce do câncer de mama
-