banner-Glicação
5.jul.2022 Glicação: saiba mais sobre os efeitos do açúcar na pele

Você já ouviu falar em glicação? Confira o que é, os efeitos causados, como saber se sua pele está glicada e como reverter na matéria abaixo! 

O que é a glicação? 

A glicação é o processo em que as moléculas de açúcares e carboidratos se unem a uma proteína, fazendo com que ela não consiga mais desempenhar o seu papel no corpo. 

Esse processo faz com que o organismo perca a sua função biológica e se torne tão prejudicial quanto os radicais livres, causando a perda de elasticidade do colágeno.

Quais os efeitos da glicação?

Os efeitos da glicação podem comprometer a estrutura do tecido, endurecendo o colágeno e, consequentemente, a pele.

O colágeno é flexível, quando o açúcar o agride, essa estrutura enrijece, ocasionando o aparecimento de rugas, perda de tonicidade, elasticidade e promovendo um envelhecimento acelerado. 

É comum o aparecimento de papada e deformação do contorno facial.

A desidratação da pele também é um problema relacionado à glicação, pois as moléculas de água não são absorvidas pelo colágeno.

Como reverter esse processo?

Os agentes glicantes podem ser encontrados, principalmente, em alimentos ricos em açúcar. Para reverter este processo, além de reduzir o consumo de açúcar, é importante investir em cosméticos que contenham ativos capazes de proteger e mudar os efeitos do açúcar sobre a pele, chamados de antiglicantes. 

O que são os antiglicantes? 

Os antiglicantes são ativos que, além de evitar os danos do açúcar nas moléculas de proteína, ainda revertem os sinais deixados pelo processo de glicação. 

Eles atuam impedindo a união entre os açúcares e as proteínas, dessa forma, minimizando o envelhecimento da pele e devolvendo a firmeza e radiância.

Como usar os antiglicantes? 

O ideal é que os ativos antiglicantes sejam utilizados a partir dos 25 anos, até mesmo como forma de prevenção ao envelhecimento precoce. 

Os cosméticos podem ser utilizados em várias fases dos cuidados com a pele, como na higienização, hidratação e proteção solar.

Como saber se a pele está glicada? 

A pele glicada apresenta sinais de envelhecimento como rugas, linhas de expressão, flacidez e até mesmo manchas. 

Além disso, a pele perde a luminosidade e fica com aspecto ressecado, já que a desidratação também é um problema relacionado à glicação. 

E na Magna, você encontra ativos que podem te ajudar a combater os efeitos do açúcar na pele! 

Por isso, converse com o seu médico, manipule os seus ativos e aproveite para ter uma pele linda e saudável.

Últimas Postagens Lidas