banner-sindrome-do-ovario
18.mar.2022 Entenda o que é SOP: a síndrome do ovário policístico

A SOP atinge de 5 a 10% das mulheres em idade reprodutiva. Para que você possa saber tudo sobre a síndrome, preparamos uma matéria especial! Confira o que é SOP, quais seus principais sintomas, tratamentos e como descobrir se você possui a doença. 

O que é a síndrome do ovário policístico? 

A síndrome do ovário policístico é uma doença crônica, categorizada como um distúrbio hormonal que causa um aumento no tamanho dos ovários, provocando alterações hormonais nas mulheres, geralmente em idade reprodutiva.

Quais são os sintomas da síndrome do ovário policístico?

Os sintomas podem ser muitos, pois não há um exame específico que identifique o problema, como:  

     – Alterações no ciclo menstrual

Algumas mulheres acabam menstruando poucas vezes e outras ficam com o fluxo mais intenso.  

     – Aumento de peso 

A produção anormal de determinados hormônios podem acarretar em ganho de peso.  

     – Aumento dos pelos no rosto 

Os pelos podem surgir não só no rosto, como no abdômen e nos seios. 

     – Cistos no ovário 

Muitas mulheres apresentam cistos no ovário, mas não têm SOP. O que diferencia é que os cistos são menores de tamanho e quantidade e não apresentam disfunções menstruais e hormonais. 

     – Queda de cabelo 

Algumas mulheres relatam esse fenômeno, mas não é um dos sintomas mais comuns da SOP. 

     – Pele oleosa e o surgimento de acne

A produção maior de glândulas sebáceas na pele acarreta no surgimento de acne. 

     – Infertilidade 

Algumas mulheres que apresentam dificuldade para engravidar têm SOP, por isso, é recomendado tratar a síndrome antes de tentar engravidar. 

     – Instabilidade emocional

A alteração hormonal pode impactar nas questões emocionais e até mesmo ocasionar uma depressão. 

Como descobrir se tenho SOP?

Para realizar o diagnóstico da síndrome dos ovários policísticos são necessários o exame clínico, o ultrassom ginecológico e exames laboratoriais. Através do ultrassom, a doença é percebida pelo aparecimento de muitos folículos ao mesmo tempo na superfície de cada ovário.

As mulheres com a síndrome do ovário policístico não costumam ovular ou, em muitos casos, não regularmente. Se você não estiver ovulando, o óvulo não será liberado do ovário para passar pela tuba uterina, ser fertilizado e implantado no útero.

Como é feito o tratamento da SOP? 

A SOP é tratável quando diagnosticada e mudanças no estilo de vida têm mostrado fazer uma grande diferença. O tratamento é importante para prevenir qualquer risco à saúde a longo prazo.

Dieta, exercícios e mudanças nos hábitos podem ajudar muito. Limitar carboidratos simples e açúcares na dieta mantém a insulina equilibrada e previne a inflamação. 

Pílulas anticoncepcionais geralmente são prescritas como o tratamento seguinte durante ou depois das mudanças no estilo de vida. Medicação antidiabética e antiandrógena também são, às vezes, prescritas para ajudar a equilibrar os hormônios. As mulheres que estão tentando engravidar podem ser tratadas com um medicamento para ajudar a ovular. 

E para te ajudar no tratamento da SOP, na Magna você encontra o MyoQuiron. Ele é o único suplemento formulado que contém uma associação de isômeros de inositol em concentrações fisiológicas, promovendo regularidade menstrual e função ovariana, que conforme estudos recentes, é mais benéfica em mulheres com síndrome de ovários policísticos do que cada isômero administrado individualmente. 

Uma excelente alternativa para mulheres que pretendem engravidar, pois além de não apresentar contraindicação para uso prolongado, também não aumenta os níveis de homocisteína ou o risco de tromboembolismo venoso, assim como ocorre com os anticoncepcionais orais.

Vale ressaltar que o MyoQuiron precisa ser prescrito por um profissional habilitado. Por isso, é importante consultar um médico ou nutricionista antes de iniciar o tratamento. 

Manipule o MyoQuiron na Magna e cuide de você e da sua saúde!

Últimas Postagens Lidas