ampla
1.fev.2022 Entenda o que é homeopatia e para que serve

Você já ouviu falar na homeopatia? Entenda o que é, como funciona e quais são os seus princípios na matéria que preparamos abaixo! 

Você também pode esclarecer dúvidas em relação ao seu objetivo e benefícios. Confira!

O que é a homeopatia? 

A homeopatia é uma especialidade médica e farmacêutica que consiste em ministrar ao doente doses mínimas do medicamento homeopático para evitar a intoxicação e estimular a reação orgânica. 

É uma prática que serve para restabelecer o equilíbrio da saúde com foco no indivíduo, e não na doença. 

Esse termo permeia a área da saúde há mais de 200 anos. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde reconhece a homeopatia como uma prática da Medicina Tradicional e Complementar (MTC). 

Pesquisas demonstram que, mundialmente, cerca de 500 milhões de pessoas utilizam a homeopatia como forma terapêutica, o que representa em torno de 7% da população mundial.

Como funciona a homeopatia?

O tratamento com a homeopatia ajuda o organismo a desenvolver sua própria capacidade de resposta. Nesse método, o medicamento restabelece o equilíbrio do corpo, estimulando as suas defesas naturais.

Quais os princípios da homeopatia?

A homeopatia é fundamentada em 4 princípios: a lei do semelhante, a experimentação na pessoa sadia, as doses infinitesimais e o medicamento único.

    1- A lei do semelhante

O princípio da lei do semelhante determina que um desequilíbrio específico pode ser neutralizado pela mesma substância que causou seus sintomas. Ou seja, um medicamento capaz de provocar, em uma pessoa sadia, febre, dores de cabeça e fadiga, pode ser usado para curar uma pessoa doente e que apresente os mesmos sintomas.

    2 – A experimentação na pessoa sadia

O segundo princípio da homeopatia está relacionado aos experimentos das substâncias usadas em medicamentos homeopáticos. Também chamada de experimentação patogenética, homeopática ou pura, é o procedimento de testar substâncias medicinais em indivíduos sadios para identificar os sintomas que irão refletir sua ação.

As substâncias são testadas em diferentes doses e concentrações. Assim, os sintomas físicos, funcionais, emocionais e mentais são identificados e tratados, sendo possível indicar a aplicação da substância em indivíduos doentes que apresentem os mesmos sintomas.

    3- As doses infinitesimais 

No terceiro princípio, o médico Samuel Hahnemann identificou que, ao iniciar o tratamento com doses elevadas, era percebido o agravamento dos sintomas. Isso acontecia pelo somatório dos sintomas naturais provocados pela doença com os sintomas artificiais provocados pelo medicamento.

Assim, ele passou a fazer testes reduzindo as doses com uma técnica de diluição em água e álcool. Além de diluir o medicamento homeopático, passou a homogeneizar as soluções através de agitações, chamadas por ele de sucussões.

Desta forma, foi identificada a redução das agravação dos sintomas observados nas doses com alta concentração, além do maior potencial de cura. 

Você já deve ter ouvido a expressão “doses homeopáticas” quando alguém quer relacionar algo que acontece aos poucos ou em pequenas quantidades, certo? A expressão vem da manutenção dos medicamentos homeopáticos, apresentados em doses reduzidas e diluídas.

    4- O medicamento único

O quarto e último princípio da homeopatia faz referência à experimentação dos medicamentos. Deve ser utilizado de um em um, privilegiando aquele que engloba o tratamento para a maior quantidade de sintomas que o paciente apresente.

Ao analisar uma substância por vez, é possível evitar interferências de outros medicamentos e relacionar os sintomas com os efeitos de forma mais precisa.

Mas, então, qual o objetivo da homeopatia? 

O objetivo da homeopatia é prevenir e curar os sintomas através de tratamentos que busquem o equilíbrio da energia vital do organismo, tendo como foco o indivíduo.

Por isso, cada receita é individualizada e não se deve compartilhar remédios homeopáticos com outras pessoas, ainda que elas apresentem os mesmos sintomas.

Quais os benefícios da homeopatia?

         – Ajuda a equilibrar o organismo

         – Reduz os efeitos colaterais

         – Previne novas doenças ou a sua reincidência

         –  Aumenta a qualidade de vida

         –  Auxilia no rejuvenescimento do corpo em qualquer idade

Ficou interessado nos princípios da homeopatia? Converse com o seu médico e manipule os seus medicamentos homeopáticos conosco!