Você já ouviu falar na glutamina? Nesta matéria, você irá saber um pouco mais sobre os seus benefícios, em quais formas esse suplemento pode ser manipulado e onde ela é encontrada. Confira!
O que é a glutamina?
A glutamina ou L-glutamina é um aminoácido abundante no corpo humano. É uma das moléculas que formam a proteína necessária para nutrir e reparar tecidos diversos como pele, unha, músculos e órgãos.
Ela auxilia no aumento das reservas de glicogênio muscular, ajudando a evitar que o organismo queime a massa muscular para gerar energia, reduzindo a taxa de oxidação do aminoácido L-leucina, o que ocasiona uma maior potência nos músculos.
Ou seja, a glutamina tem importantes funções e pode ser um auxílio tanto para quem pratica exercícios físicos intensos quanto para quem busca apenas uma rotina ainda mais saudável.
Quais são os benefícios da glutamina?
1. Auxilia na melhora do humor e da memória
O uso da glutamina aumenta a disponibilidade de neurotransmissores que o organismo usa para controlar a ansiedade, melhorando a concentração, o foco, a memória e o humor.
2. Contribui para o fortalecimento do sistema imunológico
A glutamina é uma importante fonte de energia para as células de defesa do organismo, fortalecendo o sistema imunológico. Por isso, a suplementação com esse aminoácido é recomendada para pessoas que estão se recuperando de lesões, queimaduras e cirurgias, pois ajuda a acelerar a cicatrização e prevenir infecções.
3. Reduz os riscos de desenvolvimento de lesões
Por promover um efeito antioxidante no organismo, a glutamina pode ajudar a diminuir as lesões nos músculos após os treinos de longa duração e alta intensidade, promovendo uma recuperação mais rápida.
4. Melhora o funcionamento do intestino
A glutamina é a principal fonte de energia para o intestino, pois estimula o crescimento e fortalecimento das células, o que promove o equilíbrio da flora intestinal, prevenindo e combatendo problemas como prisão de ventre, diarreia ou câncer de intestino.
Além disso, por fortalecer as bactérias benéficas no intestino, a glutamina também auxilia no tratamento de doenças inflamatórias intestinais, como colite ou Crohn.
5. Previne doenças do coração
A glutamina é um aminoácido que atua como um antioxidante, ajudando a prevenir doenças do coração, como infarto, aterosclerose ou derrame, pois auxilia no combate ao excesso de radicais livres, compostos produzidos no organismo através do fumo, estresse, da ingestão de álcool e alimentos industrializados, por exemplo.
6. Auxilia no emagrecimento
O uso da glutamina melhora o metabolismo, assim como a queima de gordura. Não apenas ela intensifica a queima de gordura quando usada antes e durante exercícios, como também melhora a velocidade do seu metabolismo em repouso.
Em quais formas a glutamina pode ser manipulada?
A glutamina pode ser manipulada em cápsula, sachê (com ou sem sabor) e associada a outros ativos ou sozinha, a concentração dependerá da finalidade terapêutica.
Além da cápsula e do sachê, onde a glutamina pode ser encontrada?
A glutamina pode ser encontrada em alimentos como:
- Laticínios, como leites, queijos e iogurtes;
- Carne bovina;
- Peixes, como salmão, tilápia, haddock, arenque, anchova ou linguado;
- Ovos;
- Leguminosas, como soja, grão de bico, lentilha ou feijão;
Outros alimentos de origem vegetal, como arroz, milho, espinafre e beterraba também são opções interessantes para incluir na dieta, pois possuem boas quantidades de glutamina.
Você também pode contar com as suplementações da Magna. Converse com o seu médico e manipule as suas suplementações conosco!