Você já ouviu falar nos Óleos Essenciais? Entenda o que são, os seus benefícios e como usar essa poderosa prática terapêutica.
O que são os Óleos Essenciais?
Os Óleos Essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas com grande potencial terapêutico e farmacológico.
Sendo completamente de origem vegetal, na forma mais concentrada que existe, os Óleos proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia.
São usados em tratamentos de beleza, estética, saúde e bem-estar e podem ser extraídos de folhas, flores, caules, sementes, raízes ou cascas.
Quais os tratamentos que os Óleos Essenciais podem ajudar?
O tratamento por meio da aromaterapia pode ajudar a combater insônia, estresse, ansiedade, dor, depressão, entre outras doenças e desconfortos.
Além dos efeitos na mente humana, há os efeitos fisiológicos vindos de suas propriedades bactericidas, antifúngicas e antivirais, promovendo o bem-estar e fortalecendo as defesas do corpo.
Já no nível físico, os Óleos Essenciais ajudam a aliviar dores musculares, melhoram a circulação, aliviam a congestão nasal e agem como um forte antioxidante.
Como os Óleos Essenciais funcionam?
O efeito é experimentado através do olfato, que está ligado às partes mais profundas do cérebro, guiadas pelos instintos, pensamentos e emoções básicas.
A aromaterapia mostra que há ligações entre o olfato e os sentimentos. Ao inalar os aromas, os canais olfativos mandam a mensagem diretamente a parte do sistema nervoso que é responsável pelas emoções.
Depois disso, o cérebro reage às propriedades aromáticas, modificando o humor ou o estado de espírito de alguém.
Portanto, através dessa terapia é possível fazer, por exemplo, com que uma pessoa triste ou desanimada fique um pouco mais alegre ou que alguém agressivo sinta-se calmo e relaxado ao sentir o cheiro de Óleos específicos para esse estado mental.
Quais são os benefícios dos Óleos Essenciais?
São diversos os benefícios para saúde física e mental, além de atuar como preventivo.
São usados para:
– Controlar a dor
– Melhorar a qualidade do sono
– Reduzir o estresse, agitação e ansiedade
– Aliviar as articulações doloridas
-Tratar dores de cabeça e enxaquecas
– Aliviar desconfortos do trabalho
– Combater bactérias, vírus ou fungos
– Melhorar a digestão
– Aumentar a imunidade
Como usar os Óleos Essenciais?
No geral, os Óleos Essenciais são usados de cinco formas:
1- Inalação
Nesse caso, o processo poderá ser repetido diversas vezes ao longo do dia, inalando o Óleo do próprio frasco.
2- Aromatizadores
No aromatizador ou difusor, se coloca de 2 a 3 gotas do Óleo escolhido e o aroma será liberado.
3- Nebulização
Em um nebulizador, se pinga de 2 a 3 gotas do Óleo Essencial.
4- Compressa
Normalmente, se é separado 1 litro de água fervente e colado 10 gotas do Óleo Essencial escolhido, onde uma toalha é mergulhada na água é aplicada a região desejada.
5- Massagem
É aplicado o Óleo escolhido na pele, fazendo a massagem por, em média, 20 minutos. Aqui, o Óleo Essencial poderá ser misturado a algum óleo vegetal, por exemplo, com o óleo de coco.
Outros meios de usar os Óleos Essenciais:
– Difusores
– Spritzers aromáticos
– Sais de banho
– Óleos corporais, cremes ou loções
– Máscaras de argila
Regiões sensíveis a serem evitadas:
– Olhos e a região em torno deles
– Parte interna do ouvido
– Órgãos genitais
– Pele machucada, rachada ou ferida
Na Magna, os Óleos Essenciais são usados como produtos com finalidade dermatológica. O sucesso do tratamento está na escolha dos OEs puros, sem adulterações com outros óleos, de procedência garantida e qualidade assegurada. Manipulamos em bases cosméticas específicas para garantir a melhor absorção e efeito.
Por isso, converse com o seu médico, manipule o seu Óleo Essencial na Magna e aproveite todos esses benefícios para a sua saúde!