As vacinas sempre fizeram parte da nossa rotina de cuidados com a saúde, mas voltaram a ser um assunto recorrente por causa da pandemia de COVID-19.
Se você deseja saber como funciona a imunização por vacinas e qual é a importância da vacinação para a nossa saúde, essa matéria poderá te ajudar a entender melhor!
O que são as vacinas?
As vacinas são a forma mais segura e eficiente de proteção contra diversas doenças, obtidas através do próprio agente patogênico causador, e classificadas em dois principais tipos: atenuada e inativada.
As vacinas de microrganismos atenuados são aquelas em que o vírus se encontra ativo, porém enfraquecido e sem capacidade de produzir a doença. Já as vacinas de microrganismos inativados são aquelas em que contém agentes mortos ou apenas fragmentos deles.
Como as vacinas funcionam?
Para entender o funcionamento das vacinas, primeiro é necessário compreender como o nosso sistema imunológico atua. Ele é responsável por proteger o organismo contra agentes externos, como vírus, bactérias e fungos.
Dessa forma, quando um microrganismo estranho invade o nosso organismo, o sistema imunológico é capaz de identificar esse patogênico e ativar mecanismos de defesa com o objetivo de combater as infecções causadas pelo agente externo invasor.
Como são compostas pelo agente causador da doença, as vacinas agem por meio do desenvolvimento da chamada “memória imunológica”.
Quando introduzida no organismo, elas estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos, ensinando as defesas naturais do nosso corpo a destruir o patógeno com maior facilidade, caso seja exposto a ele no futuro. Adquirindo, assim, imunidade sem que haja uma verdadeira infecção.
A importância da vacinação
A vacinação é fundamental, tanto para a saúde do indivíduo quanto de toda a comunidade. Quando uma pessoa é vacinada, ela não só previne a sua infecção, como também reduz o risco de transmissão, o que pode levar à erradicação da doença.
Verifique a caderneta de vacinação da sua família e garanta a proteção de todos!