O café verde é o grão que não foi submetido a torrefação, processo que dá a cor marrom, aroma característico e o sabor da bebida.
Apesar do cafezinho como conhecemos tornar o consumo do café mais saboroso, os grãos verdes conservam propriedades e nutrientes especiais que se perdem quando os grãos são torrados.
Como o café verde tem pouco aroma e sabor ligeiramente amargo, a manipulação proporciona maneiras mais confortáveis de fazer o consumo da substância e aproveitar todas as propriedades desse grão.
Conheça mais sobre o café verde abaixo e descubra como ele pode ser um grande aliado do seu emagrecimento!
O diferencial do café verde
O café verde contém duas vezes mais cafeína do que a versão torrada, mas, o seu diferencial mais importante é a presença de ácido clorogênico.
Esse ácido tem o potencial de limitar a absorção de açúcar pelo corpo, obrigando que o organismo ative a gordura estocada para manter sua energia.
Apesar de ser encontrado em diversos alimentos, é no café verde onde estão as maiores concentrações de ácido clorogênico.
É justamente pela presença do ácido que o café verde precisa passar pelo processo de torramento, o que elimina parte da substância e melhora o paladar.
Como consumir o café verde
Apesar do café verde ter uma série de benefícios para a saúde, o seu sabor não é considerado agradável.
Por conta disso, o consumo de café verde através de cápsulas e sachês se tornou muito popular! Dessa forma é possível aproveitar todos os benefícios sem causar nenhum sofrimento ao paladar.
Assim como qualquer outra suplementação, a introdução do café verde à dieta deve ser acompanhada por um nutricionista.
O café verde, naturalmente, possui mais cafeína do que a versão torrada e o consumo da substância em cápsulas tende a aumentar a absorção pelo organismo.
É o nutricionista que vai te orientar sobre a melhor forma de consumir a substância, garantindo que a cafeína não apareça em excesso na sua dieta.
Dentro de uma rotina de exercícios e com uma alimentação balanceada, o café verde traz benefícios que vão muito além do emagrecimento!
Benefícios do café verde para a saúde
O café verde possui altas concentrações de cafeína, uma das mais conhecidas e utilizadas substâncias termogênicas. Ele também possui ácido clorogênico, com seu potencial para estimular a queima de gordura acumulada pelo organismo.
Essas substâncias atraem a atenção daqueles que desejam emagrecer para o café verde, mas esse grão traz benefícios para a saúde que vão muito além do emagrecimento.
Combate a diabetes: como o café verde diminui a absorção de glicose no intestino, ele inibe a atividade da enzima responsável por liberar açúcares do fígado na corrente sanguínea.
Traz saúde ao coração: o café verde ajuda no controle da pressão arterial, prevenindo a hipertensão e mantendo a saúde cardiovascular
Energia e foco: o café verde traz todos os benefícios da versão torrada potencializados, o que auxilia para os treinos e estudo.
O café verde possui contraindicações?
Assim como muitos alimentos, o café verde também pode apresentar efeitos negativos para determinados grupos de indivíduos ou quando consumido em excesso.
O uso do café verde costuma ser contraindicado para pessoas com hipertensão, hipertireoidismo, gastrite crônica, úlceras gastroduodenais, problemas hepáticos e reumáticos.
É preciso destacar também que, quando consumida em excesso, a cafeína pode causar distúrbios no sono e prejudicar a absorção de cálcio pelo organismo.
Consulte o seu médico para garantir que a introdução do café verde traga apenas benefícios à sua dieta!