Confira os principais benefícios do Xilitol para a saúde humana

Postado por magna em 16/out/2017 - Sem Comentários

A importância do Xilitol.

Xilitol é um adoçante natural presente nas fibras de vegetais, frutas e cogumelos que é extraído pela hidrogenação catalítica da xilose. Em outras palavras, essa substância é extraída do milho ou da casca de bétula. Os benefícios do Xilitol são variados, mas foi há aproximadamente 7 décadas o Xilitol é utilizado para fins comerciais. O uso da substância intensificou após a Finlândia passar por uma crise no abastecimento de açúcar no pós Segunda Guerra Mundial. Pesquisadores viram no Xilitol a possibilidade de suprir o açúcar no preparo dos alimentos e bebidas, de modo que atendesse às demandas do mercado. Foi então que a extração da substância passou a ser feita em grande escala.

Se você nunca ouviu falar ou sabe muito pouco sobre os benefícios do Xilitol, fique atento ao nosso artigo. Nós, da Magna, selecionamos informações importantes sobre a substância que pode te ajudar a obter melhorias na sua dieta alimentar. Acompanhe!

Diferentes utilizações do Xilitol

Saúde bucal

Mais do que manter equilibrada a quantidade de bactérias responsáveis pelo pH bucal, o Xilitol eleva a produção de saliva e favorece a absorção de cálcio, deixando os dentes mais resistentes e evitando o aparecimento de cáries.

Composição de produtos industrializados

Pode-se afirmar que, pelo menos, uma vez na vida você já experimentou o Xilitol. Isso porque a substância é amplamente utilizada na composição de sucos, refrigerantes, doces e pastas de dente.

Fabricação de produtos farmacêuticos

Por apresentar características químicas e físicas semelhantes às dos açúcares, ser reduzido em calorias e não ser cariogênico, o Xilitol é empregado na fabricação de produtos farmacêuticos como xaropes, tônicos e complexos vitamínicos.

Atribuições ao Xilitol.

4 benefícios do Xilitol

1. Redução na taxa de glicose

Para que os benefícios do Xilitol sejam percebidos, é importante que ele seja utilizado de forma moderada. Sob orientação médica, deve-se consumir o adoçante feito de Xilitol em pequenas doses. Também é importante que não utilize a substância no mesmo período em que estiver ingerindo medicações glicêmicas. Caso contrário, o usuário ficará suscetível às oscilações bruscas no nível de glicose.

2. Emagrecimento

Quando utilizado em doses pequenas e em substituição ao açúcar, os benefícios do Xilitol agem no processo de emagrecimento. Os efeitos da substância são intensificados ao combiná-la à dieta regrada e às atividades físicas.

De acordo com a pesquisa feita Universidade de Kwazulu-Natal, África do Sul, constatou-se que o uso do Xilitol promoveu uma redução no peso e na concentração de insulina e glicose no sangue de ratos com seis semanas de vida.

3. Tratamento de doenças respiratórias

O adoçante natural também é empregado no tratamento de doenças respiratórias. Quando aplicado por meio de sprays nasais, o Xilitol reduz o número de bactérias na mucosa, minimizando o risco de infecções pulmonares. Os benefícios do Xilitol
atuam no fortalecimento do sistema de defesa natural dos pulmões, protegendo o sistema respiratório contra infecções bacterianas como a pneumonia.

4. Combate à osteoporose

Experimentos em ratos constataram que os benefícios do Xilitol também estão relacionados ao aumento da massa óssea e às propriedades biomecânicas dos ossos. O fenômeno ocorre devido ao Xilitol ajudar na absorção de cálcio pelo intestino, o que facilita a passagem do sangue nos ossos.

 

Por mais que as informações aqui abordadas te informem quanto ao uso e aos benefícios do Xilitol, recomendamos que você marque uma consulta com o seu médico, a fim que receba a devida orientação sobre a ingestão da substância. Na Magna, você encontra produtos farmacêuticos produzidos com o Xilitol e demais substâncias. Todos de acordo com os critérios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas atividades!

0 Comentários

Deixe o seu comentário!







Contato