Prós e contras de se exercitar de manhã ou à noite

Postado por magna em 15/maio/2017 - Sem Comentários

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Uma variável crucial para determinar o melhor horário do dia para a prática de exercícios é o relógio biológico de cada um, ou seja, a forma como nosso corpo regula hormônios, ritmo cardíaco, temperatura corporal e outras funções essenciais.

Mas há estudos que indicam as vantagens e desvantagens da prática de exercício nos diferentes períodos do dia. Confira!

 

Vantagens de se exercitar pela manhã

  • O esporte praticado logo cedo ajuda a estabelecer uma rotina de exercícios mais sólida, porque acontece antes dos compromissos e horários de trabalho da maioria das pessoas;
  • Se você exercitar, por exemplo, de bicicleta, alguns hormônios e neurotransmissores – como endorfinas – fazem você se sentir melhor, com mais vigor e de bom humor;
  • Quando essa é a primeira coisa que você faz no dia, não dá tempo de pensar em desculpas, você simplesmente faz.
  • Você começa o dia melhor, não só do ponto de vista psicológico, mas também fisiológico.

 

Vantagens de se exercitar à noite 

  • Quem pratica esportes mais tarde se beneficia de temperatura corporal e níveis hormonais no auge, o que melhora o desempenho;
  • É mais fácil atingir resultados melhores em resistência e construção de massa muscular;
  • O risco de lesões é menor, já que o corpo responde mais rapidamente por estar desperto por muitas horas;
  • O exercício noturno é uma forma de relaxar depois de um dia estressante.

Do ponto de vista metabólico e fisiológico, se o objetivo é manter o peso, é mais recomendado que o exercício seja praticado em horários distantes dos horários das refeições.

 

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