Alergia ou intolerância alimentar?

Postado por magna em 07/nov/2016 - Sem Comentários

blog-magna-grande-4

Atualmente muito se ouve falar em intolerâncias e alergias alimentares. Isto porque consumimos muito mais comidas processadas, congeladas e repletas de conservantes e hormônios.

No tempo de nossos avós, os alimentos eram ingeridos frescos e preparados de maneira mais natural. Até mesmo para tratar as eventuais doenças, eram utilizados mais chás e infusões e poucos remédios industrializados.

Esse conjunto de hábitos que mudou com o passar dos anos, contribuiu também para que as pessoas desenvolvessem cada vez mais alergias e/ou intolerâncias. Mas qual é a diferença entre elas?

A mais evidente delas é o tipo de reação do corpo quando em contato com o alimento: na alergia, o organismo percebe a substância como um agressor, criando anticorpos e gerando uma resposta imunológica e generalizada; já a intolerância é mais frequente, podendo surgir em pessoas sem histórico familiar e os sintomas aparecem mais comumente no sistema gastrointestinal.

Conheça os sintomas de cada um:

INTOLERÂNCIA ALIMENTAR

ALERGIA ALIMENTAR
Dor no estômago

Inchaço na barriga

Gases intestinais

Queimação na garganta

Vômitos e diarreia

Urticária e vermelhidão na pele

Coceira intensa

Dificuldade para respirar

Inchaço no rosto ou na língua

Vômitos ou diarreia

Apesar das diferenças, o tratamento para ambos os casos é o mesmo: identificar os alimentos causadores dos sintomas e retirá-los da dieta.

 

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!







Contato